Follow me:

Novo posicionamento para a Voa ir mais longe

A marca Voa atua há uma década em serviços de internet e telefonia no mercado do Rio Grande do Sul. Com características bem singulares de qualidade de sinal e serviço, a empresa precisava que sua marca refletisse todos os valores que acredita e pratica. Assim, o trabalho de branding executado pela nossa empresa e o estúdio de design Gilnei Silva conectou a Voa com os diferenciais que vão ser necessários para executar seu plano de expansão.

 

 

Tudo começa com orientadores claros

 

 

O ideal definido pela marca foi de Criar Vínculos. Este ideal é próprio para marcas que desejam melhorar a habilidade das pessoas de se relacionarem umas com as outras, e com o mundo, de maneira significativa. A partir de um ideal, auxiliamos a marca a descobrir e revelar seu propósito, a razão pela qual ela existe: Trazer mais facilidade, inteligência e entusiasmo para as pessoas. De forma direta e clara, estes orientadores ajudaram a traçar o caminho conceitual e visual para a Voa.

 

 

 

 

Arquétipos e Identidade definem personalidade

 

 

Arquétipos são modelos, ou personagens primordiais. Ao identificar a marca Voa com um destes arquétipos, fica mais simples visualizá-la como uma pessoa, ajudando a definir as ações e o tipo de relacionamento que se deseja entre ela e o mundo. A partir de uma série de técnicas e atividades vimos que o arquétipo do Herói é aquele que mais tinha relação com a Voa. Expandindo a personalidade da marca, desenvolvemos também a identidade conceitual, reunindo os atributos centrais pelo quais ela quer ser reconhecida pelo público. Ambas ferramentas ajudam a apontar o caminho do posicionamento, bem como elementos desejáveis na identidade visual.

 

 

 

 

Posicionamento, um resumo de tudo

 

 

O branding através de método ajuda a construir e costurar todos os valores e ações desejadas pela marca. Assim, o posicionamento da Voa resumiu o lugar que ela deseja ocupar no mercado e na mente das pessoas. Como todo grande herói, há um inimigo do outro lado. No caso da marca, a posição desejada envolve trazer mais facilidade, inteligência e entusiasmo para os usuários em um contexto de inconsistência nas ofertas encontradas. Tudo parece muito complexo para escolher, ao mesmo tempo que há frustração com as entregas e conexões. Para envolver o posicionamento, criamos um Manifesto de Marca cuja Manchete é Voa. Abrace seu mundo. Ao final da etapa de planejamento, também ajudamos a empresa na recomendação de uma série de ações a serem executadas para tornar real a percepção da marca. Tudo isso garantiu um alto nível de reconhecimento do cliente com o valor do projeto.

 

 

 

 

Identidade Visual para tangibilizar o posicionamento

 

 

Na sequência o Estúdio Gilnei Silva desenvolveu a nova identidade visual da marca trazendo os atributos conceituais para o design. Esta tradução dos conceitos pra um trabalho visual é vista através de um conjunto preciso e profundamente estudado de detalhes. Por exemplo, o letreiro visto na marca foi desenhado exclusivamente para a Voa e usa uma linguagem muito contemporânea. Mostra disto é a letra “V” de “Voa”: seu braço abaloado e ascendente exibe grande personalidade. Da mesma forma, a letra “a” exibe uma inclinação do seu lado direito. Todo o letreiro, assim como a manchete da marca, estão em letras minúsculas. Este cuidado transmite uma ideia de proximidade, essencial à marca. Já no caso da moldura, a inspiração é a perspectiva de uma asa delta, que abraça o letreiro. Com isso, reforça a nova manchete da marca e evoca a noção de movimento. Estes são apenas alguns dos caminhos usados pelo Estúdio Gilnei Silva para criar uma marca que transmite, num simples olhar, uma série de ideias valiosas e altamente sintonizadas com o branding da marca.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Agora a marca tem o direcionamento certo para abraçar o seu mundo, assim como seus clientes.

E sua marca, está pronta para voar também?

Fale conosco e veja como podemos ajudá-lo. 

Previous Post Next Post

Você pode gostar também

2 Comments

  • Reply Felipe Schmitt-Fleischer - Voa - Felipe Schmitt-Fleischer

    […] A oferta foi pequena diante da entrega e o processo intenso e crescente. Muito obrigado Felipe pelo grande trabalho que realizou para a Voa. Espero que nossa parceria seja […]

    março 2, 2020 at 8:38 pm
  • Reply Felipe Schmitt-Fleischer - Quem precisa de branding? - Felipe Schmitt-Fleischer

    […] à imigração. Inclusive, sua identidade conceitual trouxe elementos dessa exclusividade. Já a Voa, marca de serviços de internet e telefonia, viu que seu propósito é trazer mais facilidade, […]

    setembro 8, 2021 at 7:05 am
  • Leave a Reply