Follow me:

2 Semanas de Milionário, 50 de…

Aproxima-se o período de férias e já é possível ver recados pipocando pelas redes sociais de pessoas que contam os dias feito presidiários marcando tracinhos na parede da cela. Não há dúvidas que descanso, praia, festas e ausência do relógio faz bem. No entanto, parece que tudo isso vem combinado com uma necessidade crescente de afastar-se do ambiente e do ritmo do trabalho. Uma espécie de fuga, mesmo que temporária, de algo que tem características tóxicas a nossa vida. Mas por que isso está acontecendo?

Alguns ambientes empresariais tornaram-se esquizofrênicos, vivem uma realidade à parte, incompreensível para a grande maioria das pessoas. Profissionais não conseguem entender e muito menos enxergar qual seu futuro dentro deles. Dependem apenas, de algo para fazer e ganhar um montante de dinheiro todo mês para pagar suas contas. Apenas isso. Nada mais. Vejamos algumas características que invariavelmente fazem parte destes ambientes:

a- um líder centralizador, que apenas finge que ouve os outros, mas toma decisões sozinho baseado unicamente em suas crenças ou interesses.

b- estratégias que mudam a cada semana, conforme o humor ou os últimos comentários ouvidos de algum guru ou confidente, tornando a empresa um barco em círculos permanentes.

c- descarte de pessoas tal qual um processo de limpeza de gavetas, os importantes de ontem passam a ser os descartáveis de hoje,  e assim por diante.

d- comunicação fraca ou totalmente ausente, a equipe desconhece o próximo passo e o nível de insegurança e confiança são proporcionalmente diversos.

e- uma empresa derrotada, aonde existe descrença em tudo, principalmente nos discursos que são incompatíveis com as práticas.

Os cinco fatores acima expostos são apenas alguns dos que contaminam as empresas. Às vezes aparecem juntos o que apenas potencializa a capacidade de destruir qualquer espírito de equipe que ainda possa existir. Aos atingidos cabem algumas escolhas, entre elas:

a- ser um agente de mudança, até o nível máximo que seu cargo possibilite.

b- pular fora o quanto antes, afinal a empresa tem um dono e a ele se irá moldar.

c- resignar-se e esperar um milagre que não virá.

Faça as suas escolhas e lembre-se que nada resolverá sua vida se continuar a dividi-la entre 2 semanas de milionário e 50 de…

Previous Post Next Post

Você pode gostar também

No Comments

Leave a Reply