Follow me:

Vegas é a cidade certa para casar porque é perfeita para despedidas de solteiro

Muitas tendências, produtos e modas surgem a nossa frente sem que questionamos de onde vieram. Da primeira experimentação à indispensabilidade, às vezes são apenas alguns usos. Assim, o Marketing vai criando as necessidades, ou as necessidades (desconhecidas) vão estimulando o Marketing. A primeira refeição do dia, o popular café da manhã, foi criação dos fabricantes de cereais. Grande parte das celebrações populares, do Halloween passando pela Páscoa e Dia dos Namorados foram estimulados pelos fabricantes de doces. Demanda gerada, tradição criada, mais negócios a cada ano.

Quando um sistema encaixa-se em outro, os antropologistas chamam isso de sincretismo. Nessa hora, os gestores de marca ouvem o barulho dos cofrinhos sendo alimentados com moedinhas. Encontrar estes potes dourados é o sonho acordado de quem trabalha com marketing. Há uma máxima que afirma que os 2 produtos mais difíceis de vender são os ordinários e os muito radicais. Os primeiros precisam ser comparados (mais fortes, rápidos, melhores), os segundos devem parecer familiares (ser rapidamente aceitos). Se você olhar para os produtos dentro do seu banheiro, imagine que nada daquilo existia há poucas décadas atrás. Dezenas de necessidades novas, todas para consumo privado com aspirações de aceitação pública. A única peça da casa que sempre tem porta (e geralmente é chaveada).

Na década de 20, os norte-americanos tomavam banho uma vez por semana, o cabelo raramente era lavado. Os sabonetes eram feitos de gordura animal, com odor muitas vezes pior que o do corpo. Mas os costumes e a cultura vai mudando com o tempo. E nessa evolução, o Marketing vai ganhando terreno. Um fenômeno interessante, assim como a profusão que houve nas prateleiras dos banheiros, é a expansão de esportes. Outra necessidade humana, bem explorada pelas marcas. Da lista dos esportes com maiores taxas de crescimento nos EUA, grande parte deles tem uma história recente e estavam (ou ainda estão) fora do mainstream. O top 3 tem corrida de aventura (+20.3%), MMA de competição (19.5%) e triatlon offroad (13.5%).

Assim, como Vegas é escolhida para casamentos, as despedidas de solteiro são outra face da cidade. Talvez as duas motivações estejam diretamente relacionadas. E uma terceira também, os divórcios são facilitados. Muitas das tendências, produtos e esportes que crescem ligam-se ao momento e as interpretações certas do Marketing. The North Face e Reebok conseguem capturar para suas marcas o espírito deste atleta que luta muitas vezes não contra adversários, tabela de pontos ou faz aquilo que assiste em frente a TV com uma lata de Bud. O que ele busca é uma experiência. Diversão mental e emocional. Por mais que para alguns possa soar sacrifício e risco exagerados.

No alto da montanha, no ginásio rude, no meio da floresta. O ser humano buscando sentir-se vivo, aceito pelos outros e por si próprio. Em certos momentos na companhia de amigos, como as despedidas de Vegas, em outros no mais íntimo isolamento, tal qual aqueles experimentados no uso de milhares de produtos de beleza e higiene. Mas sempre com as marcas ao seu lado.

Previous Post Next Post

Você pode gostar também

No Comments

Leave a Reply