Follow me:

90 mil anos de design

Conta nossa história evolutiva que há 90 mil anos o homem começou a se comunicar através de símbolos e sinais, muito antes da era da fala que só aconteceu entre 35 e 45 mil anos atrás e muito, muito tempo antes da era escrita, que só veio a acontecer há 5 mil anos. Essa última eu diria que por evolução da primeira para representar a segunda.

Mas sabe por que começamos a nos comunicar primeiro por símbolos e sinais? A resposta é simples. Porque é mais fácil.

Nosso cérebro evoluiu para reconhecer formas, cores e isso era uma questão de sobrevivência da espécie. As gravuras rupestres contavam histórias, falavam do seu grupo e marcavam um tempo.

Mesmo assim, depois de 90 mil anos de evolução, ainda esquecemos de explorar nossa forma mais básica de comunicação quando o assunto é vender nossos negócios. Sim, estou falando da identidade visual. É ela que diz quem tu és, de onde tu vens e para onde tu vais. É ela que conta a história do teu grupo e se comunica com ele.

Que história essa imagem te conta? A cruz é umas das marcas mais antigas existentes hoje, mas mesmo sem ter um texto explicando seu significado, provavelmente tu sabes toda a história por trás do símbolo.

Quando falo de identidade visual não me refiro simplesmente à representação gráfica da marca (logomarca, logotipo ou símbolo), mas na forma, nas cores, na tipografia utilizada na representação dela ou na que serve de apoio à comunicação.

Em muitos casos vemos marcas contando as mesmas histórias, como as revendas de automóveis com silhuetas de um carro ou, como uns dos fenômenos mais recentes de falta de identidade, as barber shops espalhadas pelo Brasil. Todas iguais, com os mesmos símbolos, ambientes, cores e sem personalidade.

Vale lembrar que Identidade no dicionário significa “um conjunto de características que distinguem uma pessoa ou uma coisa e por meio das quais é possível individualizá-la”. Mas ela também pode ser interpretada como “idêntico”, mas não confunda, pois quando nos referimos aos negócios a identidade visual precisa ser “idêntica” aos conceitos da marca e não ao concorrente.

Avalie sua marca e repense em qual o estágio de evolução está o seu negócio.

__
Gilnei Silva é designer com mais de 20 anos de profissão, fundador do Estúdio Gilnei Silva e especialista em identidades visuais corporativas.

www.gilneisilva.com
www.facebook.com/estudiogilneisilva

Previous Post Next Post

Você pode gostar também

No Comments

Leave a Reply