Follow me:

Preciso de um logotipo. Quanto custa?

Recebo diariamente contatos através em minhas redes sociais, site ou ligações de possíveis clientes buscando meus serviços de design. Sem querer generalizar, mas na maioria dos casos com a mesma mensagem, “preciso de um logotipo”. Geralmente ela precede uma segunda bem famosa também, que é “quanto custa?”.

Bem, respondendo a pergunta acima, tudo indica que provavelmente sairá bem caro.

Procurar uma identidade visual pelo preço é o mesmo que um cardíaco achar que uma Aspirina resolverá seu problema de saúde. Isso pode ser bem perigoso.

Uma boa identidade visual precisa transmitir os objetivos de uma marca, estar alinhada à ela e conversar com seus consumidores. Desconfie se alguém prometer te entregar um design em algumas horas ou poucos dias, pois provavelmente ele não terá a profundidade suficiente para alcançar os tais objetivos.

Tem um pensamento do romano Sêneca, que diz “Quando se navega sem destino, nenhum vento é favorável.”. Isso se aplica também ao design de uma marca e identidade visual, temos que identificar qual é o seu propósito.

Se perguntar para a maioria dos clientes qual é seu principal diferencial ele dirá que é a “qualidade”, talvez ele tenha isso realmente, mas se todos têm não é diferencial. Por isso, é importante usar ferramentas que tragam à tona o que nem mesmo o cliente percebeu ainda, e é claro que isso não acontece da noite pro dia.

Falta a alguns empresários entender que uma identidade visual não se pede no balcão, ela é construída pelo dono da marca com estratégias de branding e apenas interpretada pelo designer.

Quanto custa um trabalho de identidade visual? Se for bem executado, pode ser bem baratinho, se não for, pode custar a vida do seu negócio.

__

Gilnei Silva é designer com mais de 20 anos de profissão, fundador do Estúdio Gilnei Silva e especialista em identidades visuais corporativas.

 

www.gilneisilva.com

www.facebook.com/estudiogilneisilva

Previous Post Next Post

Você pode gostar também

No Comments

Leave a Reply