Follow me:

O gênero do nome da marca pode indicar alguma característica?

A decisão de batizar uma marca é uma das difíceis decisões de branding. Tudo porque além de técnica, envolve também o gosto pessoal. Muito tem se estudado sobre o tema, justamente por aliviar a carga pessoal e colocar mais energia em uma decisão que faça sentido para a marca. Dessas pesquisas muita informação curiosa acaba surgindo. Por exemplo, em uma delas se mostrou que furacões batizados com nomes femininos causam mais estragos do que aqueles com nomes masculinos. Como se sabe, a temporada de furacões no Atlântico Norte tem o costume de alternar os nomes dos furacões entre masculinos e femininos. Tirando aqueles que fogem da curva em matéria de estragos (como o Katrina), percebeu-se que os com nomes de mulher eram subestimados, tratados com mais carinho e menos cuidado e, por consequência, acabam por pegar os moradores desprevenidos.

 

Qual nome tem a ver com sua marca?

 

Escolher nomes tem a ver com seus objetivos de marca. O que você deseja provocar no seu  público? Qual mensagem deseja comunicar? Em alguns casos nomes significam fugas do passado. O cenário mais sombrio de todos. Agora uma nova pesquisa apresentou variações interessantes para as escolhas. Nomes femininos são considerados mais quentes e com maior possibilidade de serem recomendados. Isso não vale para todas categorias. Produtos que se baseiam em utilidade (como ferramentas e pilhas) não indicam nomes femininos, ao contrário de produtos hedonistas (como chocolate e música).

Para conhecer mais informações sobre a pesquisa, confira o link a seguir, tendo por mente que o estudo investigou apenas nomes na língua inglesa: 

https://www.contagious.com/news-and-views/strategists-digest-feminine-brand-names-better-male

Previous Post Next Post

Você pode gostar também

No Comments

Leave a Reply