Follow me:

Para onde a marca vai levar o seu negócio?

Negócios são feitos de competição. Isto é muito mais do que abrir espaço entre a concorrência, a visão mais usual deste termo. A competição passa por chamar a atenção do seu público, bombardeado por uma série de estímulos e comunicações. A competição está em evoluir seu próprio produto ou serviço para versões mais eficientes e eficazes. Tanto para satisfazer melhor as pessoas, quanto garantir melhor rentabilidade na sua empresa. Você irá competir por pessoas, procurando atrair as melhores para trabalhar ao seu lado.

 

A marca passa a ser uma das alavancas neste jogo de múltiplas competições que seu negócio vai jogar por toda sua vida. Assim, é fundamental que ela tenha a grandeza suficiente para te ajudar a vencer, senão em todas, na maioria das competições. Dentre as definições para a marca, poderíamos apontar 2 que são críticas e fundamentais. Metas e mensagem.

 

 

Qual a sua meta?

 

 

Primeiro, sua marca precisa ambicionar algo. Qual é o seu maior objetivo? Aonde ela deve chegar?  Você já imaginou um jogo sem objetivo? Sem gol, sem cesta, sem pontos? Competição pressupõe metas claras. Isso vale para os jogos e para os negócios. O golfista precisa colocar a bola nos 18 buracos. Se ele der tacadas sem saber aonde a bola está caindo, não terá como aprimorar sua técnica e melhorar a performance. O mesmo vale para o seu negócio. Sem medir, sem evoluir. Sem saber aonde quer chegar, sem ambição. Não é um conjunto interminável de objetivos e indicadores. Pelo contrário, são poucos e que traduzem o grau do salto desejado. Escolha-os bem e serão úteis mesmo quando não batidos. Mostrarão quando a bolinha caiu dentro do lago ou ficou travada na cancha de areia.

 

 

Qual sua mensagem?

 

 

O segundo passo fundamental é descobrir e sintetizar a mensagem certa que a marca deve levar. Lembrando, estamos falando de competição. Por atenção das pessoas. Por pessoas para se juntarem a sua equipe. Por espaço entre competidores. Por evolução do benefício gerado para o público. A mensagem precisa ajudar a atrair e levar para o próximo estágio. Em nossos projetos de branding chamamos essa mensagem de manchete de marca. Ela é o título que vai permitir contar sua história. Resume seu posicionamento. Motiva e envolve pessoas. Facilita o entendimento de que tipo de experiência você é capaz de gerar com seu negócio.

 

 

 

 

Metas e mensagem, juntas te levam mais longe

 

 

As metas, como já destacado, não são páginas de indicadores ou objetivos vagos e não mensuráreis. São poucas, 2 ou 3 no máximo. Talvez uma. Você precisará de técnicas e ferramentas certas para chegar nelas. Depois de encontradas tudo ficará mais fácil. Já a mensagem é uma só. Mesmo que tenha diversos públicos, se a marca é única, a manchete também será. Assim, como as metas, ela demandará um caminho e um método para ser encontrada. E claro, revelar todo poder e importância do seu negócio para a vida da pessoas. 

Previous Post Next Post

Você pode gostar também

No Comments

Leave a Reply