Follow me:

Onze Anéis

Esportes sempre rendem boas histórias e analogias. Presentes no cenário diário de todos, as competições povoam nosso imaginário. Grandes disputas, atletas consagrados, técnicos geniais, showbiz e muito dinheiro envolvido. Na parte das referências, o esporte empresta lições para negócios e marcas. Se de fato são práticas é outra questão. Valem pelas histórias. E este livro é cheio delas. Muito mais agradável para quem curte basquete e viveu esse período entre os anos 80 e o início dos 2000. E mesmo quem não é lá muito ligado, tem passagens ótimas sobre como gerir talentos e equipes heterogêneas.

 

 

A alma do sucesso

 

 

O subtítulo do livro é este. Pretensioso. Pode parecer até bater de frente com alguns princípios que o autor Phil Jackson propaga em suas páginas. Combinando meditação, gestão, técnicas ancestrais indígenas, tática e muita paciência, o treinador multicampeão da NBA mostra como conseguiu solidificar equipes que construíram 2 dinastias. O Chicago Bulls 6 vezes campeão e o Los Angeles Lakers 5 vezes sob seu comando. Há passagens interessantíssimas comparando os talentos de Michael Jordan e Kobe Bryant. Phil também coloca uma escala de 5 níveis das equipes tribais, interessante para você avaliar sua equipe:

1. caracterizada pelo desespero, a hostilidade e o sentimento coletivo de que “a vida é uma merda”, típica da maioria das gangues de rua.

2. pessoas apáticas que se enxergam como vítimas e que são passivamente antagônicas, com a ideia que “minha vida é uma merda”, presente nas tirinhas de Dilbert.

3. concentrada na realização individual e impulsionada pelo lema “eu sou o máximo” (e você não é), são pessoas que têm que vencer, e assim a vitória é uma questão pessoal, são os guerreiros solitários.

4. aqui está o orgulho tribal e à convicção de que “nós somos o máximo” (e vocês não são), este tipo de equipe requer um adversário forte, e quanto maior o é mais poderosa é a tribo.

5. o último degrau aonde os membros compartilham forte convicção que “a vida é o máximo”, algo raro de alcançar em times, empresas e marcas.

E aonde sua equipe se encontra? Vale conferir este livro. Aproveite!

 

Previous Post Next Post

Você pode gostar também

No Comments

Leave a Reply