O Chile é um país com geografia curiosa, com mais de 4.000 kms de extensão norte-sul, passando por desertos, geleiras, montanhas, ilhas e lagos. Um terrreno acidentado que traz inúmeras atrações naturais diversas para o mesmo país, no entanto, torna bastante complicado o deslocamento de seus cidadãos e turistas pelo território. Sobretudo na região sul, pertencente a Patagonia chilena, cruzar pequenas distâncias entre povoados e cidades é um verdadeiro desafio para aventureiros. Na década de 70, um grande projeto de integração foi posto em prática, a construção de uma estrada (carretera) na região austral, com 1.240 quilômetros de extensão e até hoje inacabada.
A Carretera Austral hoje é um ponto de atração de gente do mundo inteiro, de quem quer cruzá-la de bicicleta, moto ou carro, ou talvez simplesmente de carona. Ela tem um magnetismo especial, pois passa por uma zona de farta fauna e flora, ambientes selvagens, grandes montanhas, pequenos e simpáticos vilarejos, além do azul e gelado Lago General Carrera e suas curiosas formações de mármore. Ao longo de seu trajeto, inúmeros Parques Nacionais, alguns recém criados dão a dimensão da experiência de conhecer o sul chileno. Não é por acaso que em anos recentes, o Chile foi eleito o país do ano para ser explorado por turistas.
1 Comment
[…] quanto homens saem para uma viagem pelo mundo. Entre os destinos favoritos dos jovens está a Patagônia, seja argentina ou chilena, geralmente ambas. Mochila nas costas, barracas, trilhas e um destino […]
setembro 4, 2019 at 8:04 am