Follow me:

Negócios e marcas, pais e filhos

Pais amam seus filhos. Este amor acaba por se manifestar em diversas formas e atos. São fraldas trocadas, passeios no parque, festas de aniversário, esforços escolares, beijos e abraços. Uma dedicação de minutos durante anos. Uma vida. Momentos mágicos, outros nem tanto. Todos geram um elo permanente de relacionamento e aproximação. A face humana e suas relações sempre traçam um paralelo importante com as marcas. Afinal, elas existem para facilitarem nossa vida e escolhas. Negócios são pais de marcas.

 

 

A relação entre marcas e negócios

 

 

Um negócio tem uma série de frentes. Compras, vendas, gestão de pessoas e dinheiro, comunicação, definição de preços, entre outros. Tudo dentro de um modelo de negócio que precisa ser lucrativo dentro do segmento de competição. Em resumo, o valor que você entrega para seus clientes necessita ser maior que os custos e despesas da operação. Uma empresa e o seu mercado são abstrações, afinal no fundo estamos falando de pessoas. De um lado ou de outro da porta. As marcas são a forma como os negócios se aproximam das pessoas. Tornam mais fácil a relação entre os públicos e deixam clara a oferta de produtos e serviços, distinguindo dos demais.

 

Na relação paternal, o esforço dos pais direciona-se para que seus filhos sejam felizes e saudáveis hoje e também no futuro. O amor cultivado entre as partes pode ser exemplificado no desejo que as crianças tenham um bom desempenho na escola. Para melhores notas, os pais podem exigir uma quantidade determinada de horas de estudo por dia, além de investir em aulas particulares caso sejam necessárias. Por outro lado, para cultivar o amor entre as partes, os ativadores seria o número de abraços ou domingos no parque juntos? O mesmo raciocínio vale para marcas. Melhorar as vendas envolve ativar seu público consumidor, ao mesmo tempo que investe em comunicação apresentando sua solução para ele. No entanto, para aumentar a consideração das pessoas pela sua marca, quais seriam os ativadores?

 

 

Se olhar somente hoje, não há horizontes

 

 

É muito sedutor ter resultados imediatos. Faz parte da natureza humana. Não gostamos de esperar, ainda mais para maximizar benefícios. Que os sacrifícios fiquem em algum lugar no futuro. Para negócios cuidarem de suas marcas, não basta baixar a cabeça, mas é preciso olhar também para o horizonte. A ativação comercial é sim sedutora, seja por comunicação digital, promoções relâmpagos, cupons de desconto ou qualquer outra maneira de fazer seu cliente comprar agora mesmo. Mas lembre-se, nem todos querem isso. Pode não ser o momento para comprar uma geladeira novinha, muito menos parcelar aquele cruzeiro pelo Caribe (experimente pesquisar ambos e ser perseguido pelas marcas sedentas em ativação comercial!).

 

 

Nem só de notas no boletim e moedas no cofre é feita a vida

 

 

É um orgulho para os pais, seus filhos serem elogiados pelos professores. Sobretudo quando isso se transforma em notas no boletim escolar. Para as marcas, seus negócios ficam efusivos com números grandes e positivos nos demonstrativos financeiros. Mas o mundo não acaba aqui. A vida é feita de muitos mais elementos. Assim, como marcas estão a descobrir por todos lados, do Airbnb à Adidas, marcas constroem seu futuro hoje. É fundamental investirem em branding, estarem muito bem posicionadas no mercado, terem clara sua proposta de valor, traduzindo em uma mensagem envolvente e com ações concretas. As notas dos seus filhos talvez hoje estão esquecidas em alguma gaveta, porém o elo de ligação entre vocês sempre foi forte. O conselho para considerar, se você tiver um negócio, que ele seja um bom pai para sua marca.  

 

Previous Post Next Post

Você pode gostar também

No Comments

Leave a Reply