Tudo que a marca precisa fazer pelo seu negócio, de forma sintética, é chamar a atenção e gerar associações. A primeira missão envolve ser percebido. A partir daí conectar sua marca com sentimentos positivos. Se são sentimentos, certamente apenas a linguagem racional não vai resolver. Será necessário colocar emoções. Por isso, o branding busca enfatizar a ligação de sua marca com atributos humanos. Identidade conceitual, personalidade, arquétipos. Ferramentas que precisam de inteligência e criatividade para destacar o que de melhor seu negócio pode fazer pelas pessoas.
O digital tinha uma promessa, mas que não se concretizou
O canal digital fez uma grande promessa ao marketing. A capacidade de falar diretamente com o consumidor, através de um microsegmentação sofisticada, conteúdo que fugia dos padrões pré-estabelecidos das mídias tradicionais e a capacidade de gerar a atenção e associações à marca com muita profundidade. No entanto, nada é bem assim. Uma extensa pesquisa conduzida por neurocientistas lidados à gigante Mars identificou que as mídias digitais proporcionam ao conteúdo da sua marca apenas 2 segundos para engajar seu público. Ou seja, sua publicidade online tem um tempo comparável as midia impressa e mídia out-of-home.
Dados nada agradáveis a agências e profissionais de marketing que apresentam o digital como o Santo Graal para uma estratégia bem sucedida. Para saber mais disso tudo, siga o link desse estudo:
No Comments