Follow me:

Elástico

Em tempos de medos e dúvidas sobre o papel da inteligência artificial sobre o mundo humano, alguns temas se elevam. Entre eles, qual o papel do pensamento humano? Raciocínios analíticos podem ser rapidamente superados pela máquina, processando trilhões de dados em diminutos segundos. Então a diferença trazida pela capacidade humana de pensar precisa olhar em outra direção. O pensamento elástico talvez seja essa resposta. Transpor a mera lógica e enxergar novas maneiras de resolver problemas e encontrar soluções ainda não pensadas.

 

 

O pensamento flexível abre novos horizontes

 

 

Leonard Mlodinow, doutor em física, foi roteirista de séries e hoje um autor de grande sucesso. Neste seu livro explora justamente o poder do pensamento flexível, de onde ele vem, como ele se manifesta e de quais modos podemos provocar nossa mente para explorar esses limites. Inclusive, alguns testes são apresentados para testar sua capacidade de pensar elasticamente, como este, feito de 4 charadas:

1. Um homem está lendo um livro quando a luz se apaga, mas mesmo com a sala no escuro total o homem continua a ler. Como? (O livro não estava em formato eletrônico)

2. Um mágico consegue atirar uma bola de pingue-pongue de forma que ela percorra uma curta distância, para e depois volte Ele afirma fazer isso sem a bola quicar em nenhum objeto, sem amarrar a bola e sem usar qualquer efeito. Como ele consegue?

3. Duas mães e duas filhas estavam pescando. Conseguiram pescar um peixe grande, um peixe pequeno e um peixe gordo. Se só pescaram 3 peixes, como é possível cada uma delas ficar com um peixe?

4. Marsha e Marjorie nasceram no mesmo dia do mesmo mês e do mesmo ano, da mesma mãe e do mesmo pai, mas não são gêmeas. Como isso é possível?

Menos da metade das pessoas consegue responder corretamente as 4 charadas. Todas sugerem uma certa imagem na nossa mente e somente um pensamento mais flexível é possível para encontrar as respostas. Quer saber como se saiu? Leia o livro. Aproveite!

Previous Post Next Post

Você pode gostar também

No Comments

Leave a Reply