Follow me:

O que é branding

A definição de Branding gera muito debate e polêmica. Vamos resolve-la.

Para alguns, Branding se confunde com Design. Sim, o design ajuda o Branding e tornar tangível diversos elementos dele. Seja através do logotipo, da identidade visual, dos produtos ou dos processos.

Para outros, Branding é um projeto. Sim, pois existe um esforço concentrado no tempo para construir os valores, o propósito, a identidade e o posicionamento da marca. Não, porque branding é gerúndio, ou seja, não acaba nunca. A sua telefonista está agora fazendo branding quando atende a ligação de um futuro cliente seu.

Branding se aplica a produtos, serviços, políticos, lugares, religiões, atletas, experiências, ONGs. Se a marca é o semblante de um negócio, todos que querem fazer negócios (lucrativos ou não) estão fazendo uso do Branding, bem ou mal.

O Branding é a construção e desenvolvimento de uma marca de forma contínua no mercado, com objetivo de atrair mais pessoas para fazer negócios com você. O Branding afeta todos os pontos de contato que seu negócio tem com as pessoas. Por isso, uma palavra é chave para um bom Branding: alinhamento. Entre pessoas, produtos, serviços, comunicação, experiências. Tudo deve trabalhar para construir uma imagem positiva na mente das pessoas para que elas considerem sua marca e seu negócio alternativas interessantes quando tiver que tomar uma decisão.

Share