Follow me:

Tentar ser tudo para todos é receita para o desastre

Responda rápido: qual o melhor restaurante que visitou na sua vida? Pronto. Dificilmente será um buffet por quilo. Agora tente lembrar o jogador de futebol que mais lhe impressionou? Raramente virá um faz-tudo a mente. E o carro dos seus sonhos? Não será um polivalente. A vida é feita de escolhas já dizia a frase da campanha. E é verdade mesmo. Nossas escolhas são baseadas em alguns critérios, aqueles que valorizamos e são mais importantes para nossas necessidades. Pode ser um belo restaurante francês, o Messi ou uma Ferrari. Serão perfeitos para alguns momentos. E péssimas escolhas quando você quiser gastar pouco, precisa de um jogador para tirar a bola da área de cabeça ou ir com seu carro visitar aquele tio que mora no interior.

 

 

O branding ajuda seu negócio nas escolhas

 

 

A estratégia é o modo como escolhas são feitas. Mesmo que as decisões sejam difíceis depois deixam a vida do seu negócio mais fácil. Quando a marca diz sim, ela precisa também dizer não. Do outro lado, o negócio agradece para não precisar fazer um pouco de tudo e nada muito bem. Nessa hora o chef francês não precisa aprender a fazer macarronada com molho pesto, Messi pode ficar tranquilo sem aprender a saltar e cabecear a bola e a Ferrari pode rugir tranquilamente pelo asfalto.

 

 

 

 

Quando executamos projetos de branding é isso que fazemos pelas marcas. Tornamos mais clara sua proposta e sobre ela posicionamos a mensagem que precisamos conduzir às pessoas. A GMO, uma marca novata no segmento de facilities, precisava trazer uma ideia nova para um mercado cansado de mesmices. Olhamos para dentro e enxergamos as pessoas. Elas que fazem a diferença e que ajudam outros negócios a se concentrarem no que são bons. Acertar é humano, uma manchete de marca consistente com todo o entorno do negócio. Já na Modab, uma marca de sucesso no ambiente digital, voltada para o público feminino, descobrimos que modelagem, tecnologia e estilos aplicados ao vestuário só existem para enaltecer as formas femininas e deixar as mulheres encorajadas com suas formas. Ame se amar, tão apropriado se libertar das imposições do segmento.

 

 

 

 

O que ameaça o seu público?

 

 

Se você deseja um jantar encantador, uma profusão de jogadas que terminem em gol ou alcançar de 0km/h a 100km/h em apenas 4 segundos, tudo bem. Parece fácil entender quem pode te entregar isto. Você certamente vai deixar o tédio bem longe. Na mesa, no futebol e na estrada. Aliás, tédio é um inimigo importante que ameaça a vida das pessoas. Mas não o único. No nosso trabalho de branding para MeuFluxo, uma plataforma de conteúdos e recursos para o desenvolvimento humano encontramos um adversário do outro lado. A estagnação. Ela mesma, a que não nos deixa avançar. No caso da iTweens, uma nova marca de calçados para pré-adolescentes, o inimigo é outro. As angústias e inseguranças próprias da fase. E deste modo, a marca precisa trazer a leveza necessária.

 

 

A mensagem precisa reunir as pessoas a partir de uma ideia

 

 

Escolher é renunciar. Algo que nos incomoda como gestores, pois não é confortável deixar algo para trás. Por outro lado, escolher sintetiza uma ideia. Uma congregação. Aquela fogueira que convida as pessoas a sentarem ao redor. Que nos permite entender o valor que nossos produtos e serviços proporcionam. Quando realizamos o projeto de marca para o reposicionamento da Fish TV foi isso que moveu as escolhas. Enxergando que o mundo da pesca esportiva é maior do que pescadores, porque o real motivo está na conexão que todos temos com a natureza. Um fogo forte que desperta nosso interesse e nos aproxima. As marcas são em última instância assim mesmo, uma forma de nos ajudar a escolher para onde ir (e aonde não ir). Quanto mais claras, mais fáceis e justas com o mundo ao redor. Agora pare e avalie, sua marca já fez as escolhas necessárias?  

 

 

 

Previous Post Next Post

Você pode gostar também

No Comments

Leave a Reply