Follow me:

As estratégias da moda que vem e vão

Já reparou naquele novo livro lançado do consagrado autor de negócios? Certamente ele trará novíssimos conhecimentos e estratégias que colocarão no lixo tudo aquilo que se sabe até hoje. O mesmo fenômeno está acontecendo naquele summit agora. Esqueça o que aprendeu ontem, pois não vale mais hoje. Claro, tudo valerá apenas até o próximo lançamento literário (ou o novo congresso disruptivo). Nestas idas e vindas, balança a estratégia. Ela viu ferramentas chegarem e serem esquecidas. Há muitas décadas, apareceram SWOT, a curva de experiência, as matrizes de crescimento. Nos anos 80, as 5 forças de Porter, a cadeia de valor, o planejamento de cenários e o TQM. Nos 90, a reengenharia e as competências centrais. Na década seguinte, BHAG e o oceano azul. Muitos destes já caíram no esquecimento total.

 

 

Grandes estratégias vão contra a sabedoria aceita

 

 

A frase é dura. Pois quem gosta de ir contra a corrente? Ou melhor, está disposto a desafiar o senso comum e aceitar ser taxado de louco ou inconsequente? É muito mais natural seguir o caminho da grama mais amassada. Onde outros já trilharam antes e parece mais seguro em evitar de cair em um buraco ou encontrar alguma fera no caminho. No entanto, esse caminho é seguir a estratégia de algum concorrente. Chegar depois aonde ele já chegou, provavelmente. Você não faz a escolha. Outros já a fizeram por você. Muito das estratégias da moda não te ajudam nisso. Melhoram algo, colocam metas ousadas onde não havia. São aceleradores, nunca GPS. Você pode ir mais rápido. Mas por qual caminho? Grandes estratégias são como crianças: você nunca ama a outra, tanto quanto ama a sua. De forma resumida, 5 perguntas deveriam ser feitas para saber se você já te a sua no seu colo:

 

(1) Em que negócio ou negócios sua empresa deveria estar?

(2) Como você deve agregar valor aos seus negócios?

(3) Quem devem ser os clientes-alvo dos seus negócios?

(4) Quais devem ser suas propostas de valor para esses clientes-alvo?

(5) Quais capacidades devem diferenciar sua capacidade de agregar valor aos seus negócios e entregar suas propostas de valor?

 

Quer saber um pouco mais sobre isso?

Siga o link: https://www.strategy-business.com/article/Why-Popular-Strategies-Always-Fade

Previous Post Next Post

Você pode gostar também

No Comments

Leave a Reply