Se entrássemos em uma máquina do tempo e escolhêssemos o final do séc. XIX, chegaríamos a um lugar onde as compras se davam em mercearias familiares. Os produtos vendidos a granel, sem marcas expostas. A confiança de compra era baseada no relacionamento com o varejista. Ou seja, o que ele indicasse ou dissesse tinha muito valor, afinal era a única pessoa com quem podíamos contar para decidir o que levar e o que deixar ali mesmo.
O surgimento do branding contemporâneo tem a relação direta com o desenvolvimento da embalagem
O avanço da impressão e da tecnologia para embalagem, permitiu que aqueles produtos pudessem ser acondicionados em caixas de metal ou papel. Sobre estas, os produtores podiam estampar o seu nome (a suas marcas), bem como características e funcionalidades presentes. Aproveitavam o espaço para divulgar seus diferenciais. Marcas centenárias construíam seu valor no início do século XX, como Procter & Gamble, Coca-Cola, Johnson & Johnson, Colgate.
O poder havia mudado de mãos. A relação direta de indicação e confiança entre varejista e consumidor agora tinha um novo integrante. O produtor e detentor da marca podia falar diretamente com o cliente. O surgimento do branding contemporâneo tem a relação direta com o desenvolvimento da embalagem. E na sequência com os materiais no ponto de venda, a comunicação, as vendas diretas por catálogos.
Se você não conseguir diferenciar seu produto porque ele é semelhante ao concorrente, então diferencie sua embalagem
A embalagem ajudou a moldar o conceito moderno de marca, assim como auxiliou o processo de posicionamento e diferenciação. Há uma citação já clássica que diz que se você não conseguir diferenciar seu produto porque ele é semelhante ao concorrente, então diferencie sua embalagem. A indústria de perfumes e de bebidas entende essa máxima com maestria. Ambas desenvolveram o estado da arte em matéria de embalagens vendendo fragrâncias, vodcas e whiskies com alto nível de requinte. Então, da próxima vez que tiver que tomar uma decisão a respeito da embalagem de seu produto, não esqueça que ela vai ter um papel importante para comunicar sua identidade de marca.
Artigo publicado originalmente no blog Packed Design.
No Comments