Follow me:

O crescimento pode envenenar seus valores de marca

Entre 10 empresas, em 9 um dos objetivos é crescer. Aumentar vendas, expandir pontos de venda, ganhar participação de mercado. A pressão existe em diversos sentidos. Pode vir de cima, com investidores buscando retorno do capital investido. Da gestão tentando acelerar a conquista de clientes para ter uma situação mais confortável. Ou até mesmo da equipe, em busca das metas e da remuneração variável vinculada. O motor do crescimento deveria ser os valores da marca, seu posicionamento e seus diferenciais. Poderia o motor para crescer ficar contaminado pelos resultados de seu sucesso?

 

 

O teste do tempo pode trazer surpresas

 

 

Ficar grande pode ter um custo alto. E trazer surpresas. Não só aquelas dos grandes faturamentos, lucros e dividendos. Se vale tudo para crescer, muitas vezes vale abrir mão do que te fez relevante como marca. Você começa a descartar valores de marca como copos de plástico. A coesão de equipe começa a ir pelo ralo, o café esfria e dinheiro passa a ser um fim único. Não vai demorar para os seus clientes descobrirem que virou um igual aos outros. Seus custos podem até cair. Atenção para as escolhas. O que é inegociável no seu negócio? Colocar seus nãos de forma explícita ajuda a entender o que o dinheiro não compra.

Quer saber o sofrimento na prática que uma grande marca como o Starbucks sente ao crescer e perder o que ela tinha de diferente? Siga por aqui, mas com cuidado, porque até cafés ficam frios:

https://www.fastcompany.com/90732166/what-happened-to-starbucks-how-a-progressive-company-lost-its-way

Previous Post Next Post

Você pode gostar também

No Comments

Leave a Reply