Follow me:

A arte de imitar

A criatividade é sempre celebrada. Já para imitação é reservada uma sala bem escura da vergonha. Nem sempre foi assim. Olhando para a arte, imitar durante muito tempo foi visto como evolutivo. Um orgulho. Melhorar o que já era muito bom. Assim pinturas, esculturas, arquitetura avançaram. Até o momento em que a assinatura da obra passou a ser valorizada. Mais do que a obra em si. Então o homem criou a falsificação. E imitar se tornou algo proibido, criminoso e desaconselhado.

 

 

Imitar é seguir o caminho natural

 

 

Pense em Darwin, Newton, Einstein. Grandes gênios. Cujas ideias foram evoluções dos que vieram antes. Imitações. Daqui parte o livro de David Murray, mostrando ao longo da história humana como a imitação desenvolveu um papel importante. Inclusive no mundo dos negócios. Ele propõe um método de 6 etapas para desenvolver seu processo de imitar e evoluir:

1. Definindo o problema: O que você está tentando resolver? O modo de determinar vai indicar o método de resolver. Aqui o segredo é reconhecer entre tantos problemas o correto. Nada de eleger algo muito estreito ou muito amplo.

2. Tomando emprestado: Pegue ideias de lugares com problemas semelhantes à etapa 1. Elas vão fornecer a matéria-prima para construir uma solução. Olhe primeiro para concorrentes, o horizonte ao seu lado, depois amplie para outros setores de atividade, até chegar fora dos negócios, como artes, entretenimento, ciências.

3. Combinando: Conecte e misture as ideias da etapa 2. Criar é fazer combinações. Pegue os materiais e encontre uma metáfora para estruturar uma nova ideia.

4. Incubando: Deixe de molho. A mente subconsciente é adequada para combinações. Acalme o pensamento consciente. Durma com o problema, pause, dê um tempo. Não pense em nada.

5. Julgando: Avalie os pontos fortes e fracos da solução. Use julgamentos positivos e negativos para testar a ideia. Explore ao máximo.

6. Aperfeiçoando: Elimine pontos fracos enquanto melhora os fortes. Ajustes por tentativa e erro. Volte se for necessários às 5 etapas iniciais para ajustes na ideia.

Um livro que traz um ponto de vista diferente do que usualmente ouvimos e ao mesmo tempo apresenta ferramentas para desenvolver as ideias. Aproveite!

Previous Post Next Post

Você pode gostar também

No Comments

Leave a Reply