Follow me:

Os Otimistas são os primeiros a morrer

O conceito comum e o politicamente correto sempre nos levam a crer que o otimismo é uma chave mestra para diversas situações. Se o pessimista é um derrotado antes de começar a lutar, o otimista é aquele que já vence metade da batalha antes dela começar. Será que isso é verdade? Em um dos seus livros, Jim Collins reapresentou a incrível história do almirante James Stockdale. Esse oficial norte-americano foi o prisioneiro de mais alta patente durante a Guerra do Vietnã. Sofreu durante 8 anos as agruras do cativeiro e de sessões de tortura terríveis nas mãos do inimigo. No entanto, sobreviveu e se tornou um dos militares mais condecorados de todos os tempos. A partir do seu relato e dos eventos que superou passou a ser utilizado o conceito do Paradoxo de Stockdale.

Esse paradoxo desconstrói a tese usualmente utilizada a respeito do otimismo. No campo de prisioneiros vietnamita, os otimistas sempre vislumbravam que a solução estava ali na frente. O resgate viria ou a guerra terminaria e logo seriam libertados. Era questão de tempo, mentalizado fortemente com um limite entre o desespero e a redenção. Mas os dias, semanas, meses e anos passavam e tudo continuava igual. E o horizonte do otimista desmoronava de tal modo que era tomado pelo desespero e pela falta de total perspectiva. Enquanto isso, os realistas desejam tudo que os otimistas queriam, mas trabalhavam dentro da condições impostas, sabendo conviver e amenizar os horrores diários. Não havia um ponto final determinado, mas a convicção que algum dia terminaria e para isso era preciso estar vivo até lá.

Quantos gestores empresariais desafiam o Paradoxo de Stockdale? Vivem momentos complicados no negócio, mas imaginam que a próxima estação irá salvá-los. Algum grande cliente imaginário irá surgir e bater na porta comprando todo o estoque e garantindo meses de produção. Assim preparam-se para aquele mês mágico que se aproxima. E quando a realidade bate na porta (e não o cliente) tudo desaba. O otimismo mostra seu viés mais perigoso, o da ilusão que por si só os problemas irão ser resolvidos. Prepare-se para a realidade, não importa tão dura ela seja, pois será a sua melhor garantia contra a morte de seus sonhos.

Previous Post Next Post

Você pode gostar também

No Comments

Leave a Reply