Follow me:

No ar rarefeito da crise, você pensa como um réptil

Para aqueles que gostam de cinema, uma dica que parece se comprovar quase sempre. Filmes com neve garantem bom entretenimento e estórias interessantes. Se o drama for verdadeiro, melhoram as chances. Caso de Evereste, filme que conta a tragédia da temporada de 1996, quando vários alpinistas morreram. Topo da carreira de muitos amantes do alpinismo e amadores eventuais, subir no ponto mais alto do planeta é quase uma obsessão magnetizada. No entanto, qualquer desafio acima dos 7000 metros de altitude impõe barreiras às condições humanas.

No alto do Evereste, aos 8.848 metros de altitude, nosso corpo recebe apenas 30% do oxigênio necessário. Literalmente, o corpo aceleradamente começa a morrer, a reposição celular é inferior à sua morte. Um sujeito em uma UTI, pode estar mais saudável que o corajoso alpinista que contempla o Himalaia aos seus pés. O pior de tudo, porém, está acontecendo no seu cérebro. Você precisa descer mais rápido do que subiu, mas sua capacidade de raciocinar está seriamente comprometida. Dores de cabeça, náuseas, cansaço, percepções equivocadas. Sua capacidade mental está reduzida a de um réptil. Logo quando você mais precisa dela para não cometer erros.

 

 

Nos negócios, quando a crise pega sua empresa como um onda avassaladora, você sente o ar ficar rarefeito. A fuga de clientes pressiona seu faturamento, você corta custos, mas a velocidade não é a necessária em contrapartida com o encolhimento das vendas. O caixa fica espremido, então você corta todos os programas de treinamento, não investe um centavo no marketing, e quando já cortou toda parte da equipe menos importante, começa a limar os altos salários, geralmente aquelas pessoas com maior capacidade de fazer o seu negócio dar a volta. Todo o esforço para sair do sufoco, no final te deixou mais cansado para descer da montanha da crise.

Nesta hora a água já está próxima de seu nariz. Como não quis aprender a nadar quando ela estava no seu joelho, agora tem apenas uma única chance. E que vale a sua vida. O pouco ar que vai puxar será bem escasso para erros. O pior de tudo, porém, está acontecendo no seu cérebro. A crise e seus efeitos, muitos causados por você próprio com as decisões que tomou lá em cima, deixaram sua capacidade de raciocínio comparável a de um réptil. Então sobrará apenas rastejar para algum lugar menos pior. Que dificilmente existirá, pois já será tarde demais.

Previous Post Next Post

Você pode gostar também

No Comments

Leave a Reply