Follow me:

Se você se sente isolado é porque os outros são diferentes

Ele adora tomar cafés gelados, mas precisa andar muito para encontrar essa oferta em cafeterias. O fã de rock e blues apenas encontra no rádio emissoras de sertanejo e música pop descartável. O outro tem predileção por carne de pato, no entanto os restaurantes internacionais da sua cidade só servem comida japonesa. Caso já tenha tido aquela sensação de procurar algo e não encontrar na região em que mora, possivelmente você vive o isolamento de preferência. Esse conceito ajudou, por exemplo, a moldar a expansão do varejo online.

Agora pense com a cabeça de um varejista físico. Você irá selecionar os itens de sua oferta que mais se ajustam ao que em média as pessoas que moram em sua região compram. Porque se você errar os produtos, os mesmos vão encalhar ou ter giro baixo demais, envolvendo perda de estoque ou reduzido resultado. Quanto mais variedade, menos giro e mais margem para manter lucro. Margens mais altas elevam o preço o que pode afastar boa parte de seus clientes. Assim, você acaba balizando sua oferta pela expectativa média da demanda. Alguns se arriscando mais, outros não arriscando nada.

Mas quando você volta para o lado do consumidor, certamente você se frustra. A curva de demanda é feita por hits, grandes volumes e bons lucros para quem vende. Mas também é feita da tal enorme cauda de volumes menores, mas com igualmente interessados clientes. Se suas predileções estão nessa parte da curva, e dependendo do tamanho de sua região, questões econômicas e populacionais, você irá depender totalmente da oferta online.

Recentemente o encerramento das atividades da Ipanema FM em Porto Alegre causou comoção e revolta entre os fãs, pois ali se ia a única opção para os que buscavam uma rádio que tocava músicas para os loucos que não suportam o mainstream. Mais uma vez funcionou o isolamento de preferência, pois os fãs de rock e blues, nesse caso, perderam para os fãs de esportes e notícias. Menos mal que em muitas categorias, como a música, os livros, os utensílios, eletrodomésticos, confecções e tantos outros podem ser buscados em quase qualquer lugar do mundo através de sites e lojas virtuais.

E para aquelas outras preferências cuja distribuição é inviável online? Os cafés gelados, os tratamentos médicos específicos, os políticos honestos e competentes, escolas de qualidade internacional, os bares temáticos, os restaurantes com carne de pato? Você pode se conformar e ficar preso ao isolamento geográfico da média das pessoas que vivem na região. Você pode seguir para um lugar aonde os outros não sejam tão diferentes de você. E na mais ousada das posições, você pode se jogar ao mercado em um empreendimento voltado para aqueles que sentem-se tão diferentes como você. No final, a escolha é ainda sua!

Previous Post Next Post

Você pode gostar também

No Comments

Leave a Reply