Follow me:

A crise vai embora (e sua marca não deveria ir junto com ela)

Sempre que o jogo está mais fácil, até aquele atleta de menor capacidade e competência parece ter adquirido habilidades que antes não demonstrava. Agora, quando o mesmo jogo vira e o placar favorece o adversário, o perna-de-pau volta a ser o que sempre foi, um mau jogador. As metáforas dos esportes funcionam bem para o mundo das marcas. Quando o mercado cresce as condições de competição são muito diferentes de quando ele encolhe. Então as crises seriam o momento levar o time para dentro do vestiário? Ou justamente o contrário, colocar os melhores em campo?

 

Períodos difíceis são ideais para marcas que querem ser grandes

 

Para não ficarmos no mero chute ou pior, apenas no medo típico de cenários negativos, as crises anteriores ensinam bastante. E elas não faltam, sobretudo para quem é brasileiro. A última grande crise global começou em 2008 e acabou gerando uma recessão global, tardiamente afetando o Brasil em 2015 e 2016. Então o que você deve fazer com sua marca? Tirar totalmente os investimentos? Se mantê-los, aonde colocar a energia? Algumas respostas e orientações surgidas na comparação com os resultados obtidos pós-crise:

•Continue investindo na sua marca (se tiver recursos disponíveis para isso), mas ao invés de focar em ativação comercial  de curto prazo (por exemplo, focar somente na publicidade em produtos para venda), concentre em construção de posição de marca no longo prazo.

•Destaque a humanidade e a generosidade da marca na publicidade, utilizando, por exemplo, conteúdo emocional e bem humorado.

•Sobretudo as marcas precisam saber como usar esses sentimentos para ajudar as pessoas, afinal negócios servem para cumprir um papel de resolver problemas humanos (alguns que sequer sabemos que temos).

A hora exige coragem e visão. E as evidências provam que quem as teve quando eram necessárias, como o momento em que vivemos, colheu os frutos de sua decisão no momento seguinte. A gestão de marca não é um item descartável para ser posto no lixo junto com o orçamento antigo. Confira o estudo completo no link abaixo:

https://business.linkedin.com/marketing-solutions/blog/linkedin-news/2020/advertising-in-recession-long-short-or-dark

 

 

 

Previous Post Next Post

Você pode gostar também

No Comments

Leave a Reply