Sorte pode ser uma explicação usual para aqueles que desconhecem o mundo dos negócios. Sucesso e naturalmente seu reverso, fracasso, podem cair na conta do destino e do acaso, bombardeados com micro-eventos fortuitos que fazem a balança pender para um dos lados. No entanto, há muito além disso. E sobre esses temas fala este livro cujo título complementar é: processos inovadores para entender o que os clientes querem. Entender como organizações resolvem a vida dos clientes é chave para entender o conceito central: os trabalhos para os quais as pessoas contratam (ou despedem) produtos, serviços ou experiências.
Para que as pessoas precisam do seu negócio?
O professor Clayton Christensen deixou trabalhos que trazem ideias simples e poderosas ao mesmo tempo. A inovação disruptiva é uma delas. Aqui neste livro, a ideia de que as pessoas compram coisas, se utilizam de serviços e embarcam em experiências não meramente porque gostam do seu produto ou tem simpatia pela sua empresa. A verdade está que a busca envolve o preenchimento de uma tarefa, não apenas funcional, mas emocional também. E nem sempre os consumidores conseguem expressar isso de forma clara. As pessoas se preocupam com o ambiente, entretanto compram fraldas descartáveis para seus filhos e adquirem carros sem se preocupar com sua eficiência. O autor divide a “contratação” em 2 momentos. A grande contratação, quando compramos o produto, e as pequenas quando o utilizamos. Se as empresas não descobrem as razões pelas quais são procuradas, podem rapidamente encontrar no caminho uma outra empresa (inclusive, alguém que sequer é do segmento) que resolve melhor a atividade demandada pelo cliente. Aí negócios inteiros são varridos do mapa ou empresas focadas em produtos não percebem seus momentos passarem. Aproveite!
1 Comment
[…] de venda, tamanho das embalagens, comunicação associada ao uso, distribuição, etc.. Entender o trabalho para o qual sua marca foi contratada pelo cliente ajuda a torná-la mais atraente e conveniente a ele. Sem sair das bebidas, observe a […]
abril 5, 2023 at 7:12 am