Follow me:

Todo mundo mente

As pessoas afirmam não quererem “perseguir” os amigos. No entanto, poucas coisas no mundo as pessoas querem mais do que acompanhar e julgar seus amigos. Elas afirmam não querer comprar produtos feitos em lugares que exploram trabalhadores. No fundo, querem comprar coisas com preços razoáveis. Pessoas dizem querer ouvir notícias boas pela manhã. Mas talvez não seja só isso. Por isso, Facebook (e outras redes sociais), Shein (e outras marcas chinesas) e programas sensacionalistas fazem tanto sucesso. Nem tudo que é dito é verdade. Ou melhor, muito do que é falado é mentira. Isso envolve ignorar boa parte do que as pessoas dizem a você. Inclusive em pesquisas de mercado.

 

 

Você está pronto para ouvir a verdade?

 

 

Com o subtítulo “o que a internet e os dados dizem sobre quem realmente somos“, este livro de Seth Stephens-Davidowitz gerou polêmica em seu lançamento. As verdades trazidas em suas páginas, a partir do que o autor chama de “soro da verdade digital” nem sempre são confortantes e confortáveis. Ao utilizar de uma enorme base de dados de nosso comportamento na web, informações surpreendentes são trazidas, jogando na cara o quão tão pouco sabemos do comportamento humano, ou como somos enganados pelas mentiras contadas (algumas bem mais duras do que as do início deste texto). Em tom mais leve, o autor tenta mostrar como este conjunto de dados pode ajudar na tomada de decisão. Desde o indicador de desemprego, dado fundamental para o comportamento de investidores, mas que chega atrasado no formato de pesquisa tradicional, para o qual é mostrado que a quantidade de acesso a sites pornôs guarda forte correlação (assim a informação poderia ser instantânea). Ou quando uma rede de cassinos mapeou o ponto sensível do jogadores, aquele valor em que a perda não se torna uma frustração tão grande que ele jamais voltará aos seus salões.

Certamente o comportamento digital ainda irá gerar uma fonte cada vez maior de informações para desvendar comportamento e consumo, deixando para trás pesquisas e formatos tradicionais que ocultam o importante a descobrir. Aproveite!

 

 

Previous Post Next Post

Você pode gostar também

No Comments

Leave a Reply