Marcas precisam dominar a técnica das narrativas. São as histórias que nos conectam às outras, às experiências e coisas que nos cercam. Inclusive, marcas. Assim, o branding traz entre suas ferramentas, o arquétipo da marca, a identidade conceitual e o manifesto. Todas formas presentes em personagens que habitam o mundo da literatura e do cinema, tal como os grandes relatos que nos envolvem e atravessam gerações.
O roteiro é uma forma de estruturar a narrativa
O livro de Ronald B. Tobias é uma ferramenta interessante para explorar as variações de roteiros. Não confundir com o tema da história. Se o tema por analogia é a proposição de valor da marca, aonde ela exalta uma crença; o roteiro é proposição de venda da marca, exalta um benefício. Por suas páginas, 20 Master Plots apresenta 2 dezenas de estruturas de roteiros com exemplos e formatos para criar a tensão e o interesse de quem é impactado por ele. Uma leitura complementar ao mundo do branding e fundamental para quem se envolve na indústria da criação de estórias. Aproveite!
1 Comment
[…] Pés) e a empresa de investimentos imobiliários Trend (Seja Ousado, Invista Seguro). Como afirma a dica de leitura que passamos aqui, ao escrever sua história, seja direto. Não é diferente para […]
abril 15, 2020 at 7:05 am