Follow me:

Um bom nome é melhor que riquezas

Nos últimos meses fomos brindados com surgimento de diversas novas marcas no país. Claro, isso acontece o tempo todo. Em torno de 60.000 novas marcas são registradas todos anos no Brasil. Isso sem contar marcas que nascem e sequer passam pelo registro no INPI. Assim, ao terminar esse artigo, provavelmente umas 10 novas marcas tenham nascido. No entanto, aqui neste caso, falamos de marcas específicas que passaram a ocupar seu espaço no mercado. Olhando as 4 marcas abaixo, reconhece alguma delas?

 

 

Possivelmente terá um pouco de dificuldades para identificar as mesmas. Afinal são marcas muito jovens. Mas há um porém. São empresas que já existiam, negócios que não deixaram de operar no mercado. Vamos facilitar a identificação então. Olhe abaixo:

 

 

Você acabou de ver exatamente os mesmos negócios representados agora pelas marcas antigas. Nada tão visual poderia explicar porque um bom nome é melhor que riquezas. Todos os negócios abandonaram o nome da marca mãe, contaminado por sucessivos escandâlos de corrupção nacional e internacional em larga escala. A arquitetura de marcas monolítica foi abandonada em prol de um modelo independente. O vermelho da identidade visual foi afastado, o nome original é em alguns casos uma mera lembrança distante pelo uso ainda da letra O na nova marca.

 

Naming é uma das decisões de Branding

 

Projetos de marca permitem extrair uma série de orientadores. Estes guiam desde ações e posicionamento, comunicação e lançamento de produtos, até a definição do nome da marca. Tanto para casos de empresas que estão se lançando no mercado quanto para aquelas que precisam fazer a alteração por algum motivo. Problemas de mercado, perda de registro ou talvez inadequação do nome frente ao branding. Os motivos podem ser diversos, mas o momento é o mais adequado.

 

Nomes podem ser atalhos poderosos

 

Um nome baseado em direcionados de branding não é apenas um nome. Ele passa a ter sentido, um atalho adicional para a dar clareza, significado e facilidade de escolha para seu público. Mesmo que a escolha tenha uma parcela de juízo de valor e gosto pessoal, em essência Naming segue uma técnica para sintetizar as ideias estabelecidas na identidade conceitual de marca e no seu posicionamento. Bem construído ele conduz a ideia certa e desejada. Para marcas novas cujos desafios de conquista de mercado são enormes, isso é um começo promissor. Para marcas que estão sendo rebatizadas, a responsabildade de manter o que já se conquistou no segmento.

Há em torno de 56 milhões de marcas registradas no mundo e mais de 330 milhões de domínios. Uma grande ideia da dificuldade de encontrar bons nomes disponíveis. O caminho da criação através de novas palavras é a alternativa para fugir de lugares comuns. Mesmo nestes casos, a sonoridade e a escrita podem gerar associações interessantes para o que a marca se propõe a fazer para as pessoas. Assim, quando nome de marca for a necessidade, pense antes que branding é o caminho mais seguro para uma decisão que irá acompanhar seu negócio por tanto tempo.

 

Previous Post Next Post

Você pode gostar também

1 Comment

  • Reply Felipe Schmitt-Fleischer - Quando marcas tentam escapar de seu passado - Felipe Schmitt-Fleischer

    […] No Brasil, sacudido pelo maior escândalo de corrupção global, inclusive com desdobramentos em diversos países, muitas empresas e organizações tiveram sua histórias terrivelmente manchadas. Partidos políticos, empreiteiras, a maior petrolífera, bancos, empresas de transporte, o maior frigorífico, entre tantos. O que se vê na esteira desse processo, além de prisões, mudanças de legislações e recuperações judiciais são as tentativas de começar vida nova. Literalmente. Profissionais especialistas chamados para conduzir rupturas completas na identidade das marcas. Inclusive, este tema foi tratado anteriormente neste post que publicamos. […]

    abril 7, 2021 at 7:02 am
  • Leave a Reply